domingo, 27 de fevereiro de 2011
Eu sou a Música

EU SOU A MÚSICA.
(autor desconhecido--pelo menos por mim)
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Tom Jobim

Suas composições incorporaram à música brasileira influências do jazz americano e da música clássica, especialmente de Debussy e Villa-Lobos, com quem Jobim foi frequentemente comparado no início da carreira.
Em 1958, o compositor gravou o disco considerado o marco inicial da bossa nova, "Canção do Amor Demais", com a cantora Elizeth Cardoso. Nesse disco, em que João Gilberto aparece apenas como violonista em algumas faixas, surgem já as primeiras harmonias e orquestrações mais tarde consagradas pelo gênero que se tornou sinônimo de Brasil no exterior.
Em 1962, Tom Jobim fez sua primeira viagem aos EUA para apresentar um espetáculo de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York. O show causou grande comoção entre músicos americanos, que se apressaram a aderir ao movimento.
Nos anos seguintes, figurões como Frank Sinatra, Quincy Jones, Stan Getz, Cannonball Adderley, Dave Brubeck, Paul Desmond e até Elvis Presley se aventuraram com graus de sucesso variáveis no terreno do "brazilian jazz", nome pelo qual o gênero inventado por Jobim é também conhecido nos EUA.
Jobim morreu no dia 8 de dezembro 1994, em Nova York, no hospital Mount Sinai, durante uma angioplastia. Seu corpo foi enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
(http://musica.uol.com.br)
Assinar:
Postagens (Atom)